A Crise de 1929 atingiu em cheio a economia do Brasil, muito dependente das exportações de um único produto, o café. Mas, mais do que gerar dificuldades econômicas, o crash provocou uma mudança no foco de poder no país, acabando com um pacto político interno que já durava mais de trinta anos.
Veja no vídeo abaixo o que foi a crise de 1929 e como ela afetou a economia cafeeira:
Em 1929, a quebra nos mercados acionários do mundo provocou uma forte queda nos preços internacionais das commodities. O Brasil era fortemente dependente das exportações de café, e tinha uma enorme dívida externa, que precisava ser financiada com essas vendas.
Na tentativa de conter a queda, o governo federal comprou grande parte dos estoques dos produtores, e queimou 80 milhões de sacas do produto. A ideia era queimar para diminuir a oferta e aumentar o preço internacional, porque o Brasil era o maior país exportador.
Veja abaixo imagens da queima do café:
No total, foi contabilizada a queima de 71.068.581 sacas de café, suficientes para garantir o consumo mundial do produto durante três anos.
A crise arruinou a oligarquia cafeeira, que já sofria pressões e contestações dos diferentes grupos urbanos e das oligarquias dissidentes de outros Estados, que almejavam o controle político do Brasil.
O que aconteceu, então, foi que o foco do poder no país foi deslocado para o gaúcho Getúlio Vargas, que se tornou presidente da República após a Revolução de 1930.
O novo presidente, porém, sabia que, mesmo com o fim da oligarquia paulista, o café não podia ser deixado de lado. Assumiu, então, uma nova política de defesa da cafeicultura, na tentativa de equilibrar os preços e evitar a superprodução.
Getúlio tratou de não romper tão radicalmente com a oligarquia agrícola, e o café continuou sendo importante no Brasil.
A Grande Depressão, porém, dificultou os esforços do governo para ajudar o café e somente no final da década de 1930 o café começou a recuperar os bons preços nos mercados internacionais.
Bônus - Paródia da música "E daí" de Guilherme e Santiago falando sobre a crise de 1929 e as consequências na economia cafeeira - Feita pelo professor Caio Melo: